O QUE É PAPERCRAFT

Primeiramente gostaría de explicar o que é a tecnica do Papercraft, ou Pepakura, como se fala em japonês.

Papercraft, é um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. Porém sua construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente.

Agora sim, como começar a fazer essa arte.

Existem muito arquivos de papercraft dispoíveis na internet para impressão, a grande maioria distribuída gratuitamente e o que se necessita para começar é papel, impressora, tesoura e cola.

Agora, vamos falar um pouco de cada elemento e explicar um pouco sobre cada um.

O Papel

Diferente do que você pode começar pensando, o papel que geralmente se usa no Papercraft não vai ser o sulfite que você usa no dia a dia, deve-se utilizar um papel um pouco mais grosso. Essa espessura é medida através da gramatura do papel, é ela quem define se ele é grosso ou fino, quanto mais a alta a gramaturea, mais grosso será o papel.

Costuma-se usar geralmente algo entre 120 grs e 200 grs, podendo até mesmo ser usada mais de uma gramatura em um único modelo e isso se deve à complexidade do seu projeto. Lembrando que o papel mais grosso é mais difícil de sobrar e se as partes forem muito pequenas será melhor um papel com gramatura menor, mas isso vai depender somente de você. Eu geralmente utilizo papéis com gramatura de 180grs e sempre me atende muito bem em qualquer projeto.

A marca do papel é indiferente, desde que tenha a gramatura correta, vai depender do bolso de cada um a marca a ser utilizada.

A Impressora

Bem esse é um tema com várias possibilidades e os mais variados resultados.
Existem dois tipos de impressão possíveis: a Jato de Tinta e a impressão a Laser.

Não existe muito mistério com esse ítem, o mercado está bem servido de boas impressoras e qualidade da impressão irá depender da marca escolhida. Também é possível criar modelos sem impressão de padrão de cores, somente as marcas de corte e vinco, daí a impressora pode ser até preto e branca que já resolve o problema.

Explicados os ítens básico, agora vamos às ferramentas

São muitas as ferramentas que podem ser utilizadas no papercraft, vai da imaginação de cada um, porém, algumas são necessárias e básicas.

Ferramenta de Corte

Como o nome diz, você irá utlizar para cortar seu modelo, pode ser tesoura, estilete ou máquinas de recorte, vai depender do seu bolso se vale a pena investir logo de cara numa máquina de recorte ou se pode começar com tesoura e estilete.

Em ambos os casos, o trabalho fica perfeito, só irá depender de sua habilidade.

Cola

Existem vários tipos. Mas prefira modelos com pouca água, pois tem secagem mais rápida e agiliza o processo de montagem. Pode-se usar também cola permanente, isso vai depender também do gosto de cada um. Há quem use cola quente.

Base de Corte

Importantíssimo pra quem já está usando o estilete. Ela impede que você danifique seus móveis ou até mesmo o fio do estilete. As bases de corte possui uma tecnologia de auto cicatrização, portanto não ficam marcadas e ajudam a prolongar a vida da lâmina do estilete

Régua de Metal(ou aço)

É muito importante, mais uma vez, no uso do estilete, já que ela te previne de cortar torto.

Vincador

Por último, alguma coisa para vincar o papel. Pode ser uma caneta esferográfica sem tinta, ou uma faca de cozinha, enfim, qualquer coisa que você consiga manusear para vincar o papel.

Bom, é isso, para começar não precisa muito investimento, talvez o mais caro seja a base de corte, mas hoje em dia você encontra base de corte na Daiso, por menos de R$10,00. Então vamos começar a fazer arte.

Luciana Viña

Luciana Viña

Mãe apaixonada por papel, formada em Engenharia Química. Foi buscando inovação e diferencial que me encontrei no papercraft

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Download Gratuito

Conheça nosso arquivos fazendo o download desse coração para teste
Fechar Menu
×

Carrinho